terça-feira, 5 de abril de 2011

Tolerância... um desafio!

As pessoas estão cada vez menos tolerantes e menos compreensivas. Não têm qualquer abertura para perceber que cada um é como cada qual, que todas as pessoas são diferentes e não necessariamente umas melhores que outras. Apenas são diferentes e vivem realidades diferentes.

Muitas vezes tento colocar-me no lugar das outras pessoas para perceber porque razão terão agido de determinada forma, o que os faz pensar e falar de determinado modo... e isso ajuda.

Acabo sempre por encontrar uma resposta, uma causa para algo e torno-me mais permissiva. Embora possa não concordar ou partilhar da mesma convicção, esse exercício ajuda-me a compreender determinadas atitudes. No entanto verifico que a maior parte das pessoas têm imensa dificuldade em fazer um esforço para entenderem a posição de outras pessoas. Estão focadas no seu próprio bem, tão centralizadas no seu umbigo e nas suas convicções... que não conseguem ver para além disso. Digamos que existe uma tendência natural para limitarem o seu ângulo de visão e não aceitaram as diferenças dos outros. Insistem em rodear-se de "verdades", "problemas" e "condutas exemplares", que mais não são do que falta de abertura, de aceitação própria e de coragem para enfrentar os verdadeiros desafios da vida. E às vezes bastava olhar para si mesmo para compreender os outros...

Cada vez mais, ser tolerante é um verdadeiro desafio!

Sem comentários: